O domínio na Tokyo Game Show sempre é dos fabricantes de jogos e consoles japoneses. Foto: Ewerthon Tobace/Especial para Terra

O domínio na Tokyo Game Show sempre é dos fabricantes de jogos e consoles japoneses, com stands gigantes, modernos e chamativos. As norte-americanas Microsoft e Alienwaretambém sempre se destacam - com exceção desta edição, em que investiram muito pouco na feira japonesa.
Mas um pequeno e discreto espaço no enorme centro de convenções Makuhari Messe sempre é destinado às empresas estrangeiras, que sonham com uma fatia cada vez maior deste lucrativo mercado de jogos eletrônicos.
As fabricantes taiwanesas e chinesas têm destaque neste setor. Especialistas em jogos on line e de arcade (fliperama, no Brasil), os países já participam há anos da Tokyo Game Show. "A cada ano a gente consegue fechar bons negócios aqui e, aos poucos, vamos ganhando mais espaço", disse ao Terra Sophie Lai, gerente de projetos do Conselho de Desenvolvimento de Comércio Exterior de Taiwan (Taitra).
A Embaixada da Espanha em Tóquio estava pela primeira vez na feira, representando empresas do setor daquele país. Segundo a assistente comercial Ada Perelló Badía, algumas empresas espanholas já fabricam jogos para clientes japoneses. "É um mercado amplo e que oferece oportunidade a todos. Estamos trabalhando para incrementar as parcerias nesse setor", contou Ada. Apesar da discreta participação, ela fez um balanço muito positivo dos quatro dias de evento. "Há um interesse grande dos japoneses por novas ideias", sugere.

0 Comentários "Japoneses ainda dominam mercado de games, mas concorrência cresce"

Postar um comentário

Comente!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...