Em entrevista com o site Gamasutra, Gabe Newell, presidente da Valve, revelou que desde seu lançamento em abril deste ano, Portal 2 vendeu mais cópias no PC do que as versões lançadas para os consoles.
Newell aponta este fato como um dos fatores que um estúdio nunca pode prever, o exemplo citado por ele é o de Left 4 Dead, que vendeu mais cópias para Xbox 360 do que para PC. “Nós não tentamos adivinhar, pois não sabemos que valor há nisto”.
Em relação a criar um game completamente focado nos consoles, Newell aponta que não houve nenhum momento que a empresa pensou nisto, pois normalmente a empresa possui problemas de maior prioridade para serem resolvidos. “Portanto, estamos contentes que as pessoas querem jogar os nossos jogos em na plataforma que desejarem”, completa.
Lançado em 19 de abril para Xbox 360, PlayStation 3 e PC, Portal 2 se passa centenas de anos após os acontecimentos do primeiro jogo. Na pele de Chell, o jogador deverá resolver diversos quebra cabeças impostos por GLaDOS, uma super inteligência artificial que tem um único intuito, matar você. O game com uma campanha de um jogador; modo cooperativo, a adição de novas substâncias líquidas que podem acelerar a movimentação ou o pulo do jogador, novos personagens e quebra-cabeças. De acordo com a desenvolvedora, novos conteúdos como modos de desafio chegarão em setembro para todas as plataformas.