Em sua última edição, a revista Wired publicou um longo artigo mostrando como desenvolvedores independentes estão utilizando o Kinect para ajudar a área da robótica. Basicamente alguns grupos de hackers e pesquisadores passaram a utilizar o sensor de movimentos como os “olhos dos robôs”.
Como exemplo, a revista cita um grupo de estudantes da Universidade de Bundeswehr em Munique que desenvolveram um robô semelhante a um veículo integrado com o Kinect e, em seguida, montaram uma pista com obstáculos, para surpresa dos jovens o robô passava a desviar dos obstáculos sozinho. Além deles há um outro grupo de estudantes da Universidade de Warwick na Inglaterra que foram capazes de desenvolver um robô com o potencial de vasculhar áreas afetadas por terremotos em busca de prováveis vítimas.
No Youtube é possível assistir a diversos desses experimentos envolvendo a robótica e o sensor de movimentos da Microsoft. Isto acontece muito, segundo a matéria, por causa do preço acessível do Kinect, já que antigamente os pesquisadores precisavam encontrar soluções pouco efetivas como raios lasers que apenas geravam imagens em duas dimensões e eram assustadoramente caros.

Em contraponto o Kinect tem um preço acessível e suas ferramentas estão praticamente todas prontas de fábrica. “Quando algo é barato assim, abre todos os tipos de possibilidade”, disse Ken Conley que criou um kit de desenvolvimento de robôs com integração ao Kinect. O kit desenvolvido por Conley possibilita, teoricamente, que qualquer robô possa reconhecer os objetos e pessoas a sua frente através do Kinect.
Entretanto vale lembrar que a vida dos desenvolvedores deverá ser facilitada a partir de agora, pois a Microsoft acaba de disponibilizar gratuitamente o kit de desenvolvimento do Kinect para usuários do Windows 7 gratuitamente. E não apenas pesquisadores envolvidos com robóticas terão aproveitamento melhor de seu trabalho com o sensor da Microsoft, mas também programadores e artistas se beneficiam com o aparelho, vale lembrar que há apenas alguns meses circulou na rede um jogo indie que possibilitava aos jogadores interagirem com garotas e pessoas virtuais.
O artigo termina dizendo que até onde o Kinect vai ajudar a robótica e a informática a se desenvolver até um estágio mais avançado ainda está indefinido, porém o que se vê atualmente são muitas pessoas inteligentes e cheias de idéias utilizando a ferramenta com boas intenções.
Confira no vídeo abaixo o exemplo de um robô integrado com o Kinect sendo controlado remotamente por um pesquisador:


Canalikaziso

0 Comentários "Artigo mostra como o Kinect está ajudando a robótica"

Postar um comentário

Comente!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...