Segundo o mais recente relatório da empresa de pesquisa NPD Group, intitulado “Gamer Segmentation 2011: The New Faces of Gamers”, os “gamers hardcore”, outrora a fatia mais importante do mercado de videogames, estão cada vez mais perdendo espaço para o que o NPD chamou de “digital gamers”.

O relatório aponta que os “hardcore” gastam 18 horas semanais jogando, enquanto os “digital gamers” ocupam 16 horas toda semana com essa atividade. No número de jogos, os “hardcore” perdem para os “digital gamers”, que compraram 5,9 jogos nos últimos três meses contra 5,4 dos primeiros.

O NPD informa que coletou os dados entre fevereiro a março desse ano, com uma amostragem de 8.214 entrevistados maiores de dois anos. Para o NPD, os dados representam todo o mercado americano.

Esses dados concluíram que os “hardcore” representam 23% dos jogadores, seguidos pelos jogadores “em família” (22%), os “fanáticos por PC” e os “casuais que jogam PC”, ambos com 15%.

Entretanto, o relatório é falho ao não definir estritamente o que é cada categoria, com ênfase nas duas principais: os “hardcore” e os “digital gamers”. Comentários dos jogadores sugerem que os “digital gamers” poderiam ser os que fazem uso de plataformas digitais para compras de jogos, o que tornaria a pesquisa do NPD completamente sem sentido, pois reflete exclusivamente hábitos de compra.

Outros comentaristas sugeriram que os “digital gamers” seriam os que jogam em smartphones e tablets, e que os “harcore” seriam os que possuem console, o que seria uma divisão um pouco mais acertada, embora hoje muitos joguem nos dois dispositivos.

Anita Frazier, analista do NPD, disse: "A palavra de ordem em 2011 parece ser a opção de escolha. Os jogadores estão cada vez mais se ramificando em métodos diferentes daqueles que a indústria tradicionalmente esperava que eles usassem".

"Impulsionados pelo crescimento dos smartphones e dos novos tablets, os jogos mobile continuam a crescer, e aquilo que é um jogo e o que é que significa ser um jogador está evoluindo, refletindo a natureza de mudança rápida dentro da indústria", conclui a analista.

0 Comentários "Relatório do NPD aponta diminuição dos “gamers hardcore”"

Postar um comentário

Comente!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...